Doce é o seu ponto fraco?


Você pode estar em dieta ou não, é impossível resistir a um docinho depois das refeições? Ou entre uma refeição e outra? Saiba que dá sim para reduzir doces. Basta tomar algumas atitudes muito simples.
Existe alguma dependência física em relação ao açúcar?
Há alguns estudos que indicam que o chocolate e os doces podem trazer sintomas semelhantes à dependência encontrada nas drogas como, por exemplo, uma elevada sensação de bem estar seguida de culpa. Por outro lado, há especialistas que não concordam com esse tipo de associação de dependência ao doce já que ele não produz os sintomas típicos, por exemplo, de abstinência como os encontrados na dependência à bebida alcoólica e outras drogas. Assim, o desejo de consumir doces e o não controle durante a ingestão deles está relacionado ao hábito e à alta palatabilidade que esses alimentos apresentam.


Substituir os doces prediletos por sobremesas permitidas na dieta é
um bom plano?
Os doces devem ser substituídos por outros alimentos com menor valor calórico e com qualidade nutricional elevada. Assim, alimentos ricos em carboidratos como as frutas são as melhores opções. Inicialmente, pode-se utilizar gelatinas, pudim ou flan light que apresentam uma menor quantidade calórica e, gradativamente, serem inseridas as frutas já que, normalmente, pessoas que ingerem elevada quantidade de doces não possuem o hábito de incluir frutas na alimentação.


Algum nutriente influencia no desejo por alimentos doces?
Não se evidencia nenhuma relação entre a ingestão de determinados nutrientes encontrados na alimentação com o desejo de ingerir doces. O que se sabe é que o chocolate apresenta pequenas quantidades de algumas substâncias que podem estar relacionadas com o desejo e o prazer que ele proporciona. Essas substâncias são o triptofano que está relacionado com a síntese de serotonina, e os estimulantes teobromina e cafeína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário