Alimentos que reduzem o colesterol

Alimentos que reduzem o colesterol


Cada vez mais ouvimos falar de problemas de saúde e o colesterol elevado é um problema de saúde que mais se ouve falar nos dias de hoje, o colesterol elevado pode causar problemas cardiovasculares e está a tornar-se um problema de saúde encontrado frequente até em pessoas magras e jovens. Nota-se, no entanto, que muitas pessoas ainda não sabem em concreto o que é o colesterol elevado, que problemas lhe estão adjacentes e de forma o podemos combater.

O que é o colesterol?

O colesterol é uma molécula orgânica considerada um esterol de origem animal sendo ingerida pelo Homem através de alguns alimentos mas é produzido em grande quantidade no organismo humano. O colesterol assume funções estruturais nas membranas celulares garantindo-lhes fluidez permitindo a entrada nas células de nutrientes e iões essenciais ao funcionamento das mesmas sendo transportado pelo plasma. No plasma o transporte do colesterol tem de ser feito por associação a lipoproteínas visto que o plasma é uma solução aquosa e colesterol é insolúvel na água.
É, precisamente, através do transporte que se pode identificar o colesterol elevado. Quando o colesterol se liga a lipoproteínas de baixa densidade (LDL) facilmente se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos provocando bloqueios e dificultando o transporte de outras moléculas a outros locais do organismo. Quando o colesterol se associa a lipoproteínas de alta densidade (HDL) é encaminhado e excretado. Tecidos com grandes associações de membranas concentram em si maior quantidade de colesterol.
O colesterol é sintetizado de forma complexa pelo fígado onde a Acetil coenzima A é processada ao longo de diversas etapas até se transformar em colesterol. Quando se ingerem alimentos com grandes quantidades de colesterol o fígado acaba por sintetizar menos colesterol. No entanto, quanto mais colesterol for ingerido mais dificuladades tem o organismo em excretá-lo. É, então, essencial reduzir para o mínimo possível a ingestão de colesterol na alimentação.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Os alimentos de origem vegetal são alimentos seguros no que toca ao colesterol. Todos os peixes que possuem Omega 3 ajudam a reduzir o nível de colesterol no sangue tais como a sardinha, atum, cavala e salmão. A ingestão de fibras solúveis também são uma grande ajuda na redução do colesterol e encontram-se em cereais como a aveia, maçãs, feijões, pêras, ameixas e cevada. Os alimentos devem ser cozidos ou grelhados para prevenir a adição de mais gorduras. As nozes, pistachos e amêndoas também reduzem o colesterol desde que não sejam salgados. Deve usar-se azeite em detrimento ao óleo e alimentos ricos em esteróis vegetais. São exemplos de alimentos que também reduzem o colesterol iogurtes probióticos, sumo de romã, soja preta, sumo de uva, abacates, mirtilos e óleo de linhaça.

Alimentos que aumentam os níveis de colesterol

Carnes vermelhas, galinha, ovos, alimentos muito processados, salgados, óleos e gorduras devem ser abolidos da dieta ou pelo menos reduzir a sua quantidade, pois fazem disparar os níveis de colesterol no sangue. O processamento dos alimentos degrada as ligações existentes nas moléculas dificultando a sua absorção e diminuindo a sua qualidade, todos os alimentos mais processados apresentam maior quantidade de colesterol.
Todas as pessoas devem vigiar os seus níveis de colesterol pois quando ele se eleva pode causar problemas graves de saúde e mesmo que se comece a realizar uma alimentação saudável equilibrada pode ser necessário recorrer a medicação para reduzir o colesterol. Contudo,uma alimentação saudável ajuda a prevenir o aumento dos níveis de colesterol e até mesmo a reduzi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário