Um dia sem pressão


Também conhecida como pressão alta, ela é o problema médico mais comum em toda população mundial. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 35% das pessoas acima dos 40 anos são hipertensas. Ela age de forma silenciosa, atacando os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e, em alguns casos paralisando os rins.


 “A doença pode ter causas hereditárias, mas também pode ser ocasionada por fatores como má alimentação, obesidade, estresse, sedentarismo, fatores genéticos, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas”, afirma João Vicente da Silveira cardiologista da unidade Anália Franco do Hospital São Luiz.

Sintomas e tratamento 

 Segundo o médico, hipertensão se caracteriza por ser uma pressão muito elevada nas artérias, que ultrapassa 13 por 8, causada muitas vezes por maus hábitos alimentares.

 Por não apresentar sinais alarmantes ou claramente identificáveis, torna-se uma doença perigosa. Já as pessoas que sofrem de casos severos de hipertensão têm sintomas mais claros quando a pressão sobe demasiadamente. “Dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, palpitações e sangramento nasal são os alertas mais comuns da hipertensão”, explica.

 Se não diagnosticada rapidamente, a doença pode trazer sérios prejuízos, como o AVC (acidente vascular cerebral), também conhecido como derrame, ataque cardíaco, insuficiências cardíaca e renal e problemas de visão.

 A hipertensão não tem cura, mas convive-se bem com ela, desde que seja controlada. Neste caso, somente o médico poderá determinar o melhor tipo de tratamento para cada paciente. Além disso, o paciente poderá adotar medidas que previnam o aparecimento da hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário