Dicas para vencer o inverno.

Pequenas mudanças ajudam você encarar essa estação.

No inverno, nosso organismo tem um maior gasto calórico para manter a temperatura corporal e aumentar a resistência imunológica. Isso não significa que podemos exagerar no consumo de alimentos altamente gordurosos e com excesso de açúcar. Pensando nisso, separamos 6 dicas que vão lhe ajudar a resistir às tentações de inverno:


1. É fundamental manter a ingestão de água, a qual é responsável por todos os processos que ocorrem em nosso organismo. Com o frio, está difícil atingir a ingestão diária recomendada? Chá de ervas é uma excelente alternativa para aumentar a ingestão dos líquidos e ainda aquecer o corpo.

2. Evite consumir sopas e cremes prontos. Esses alimentos não são nutritivos e são ricos em sódio, que em excesso pode causar retenção de líquidos, além de problemas cardiovasculares. O ideal é prepará-la em casa com vegetais frescos e para que seja tão prática quanto às versões prontas, você poderá congelar porções individuais.

3. Com esse friozinho, o consumo de frutas em temperatura ambiente fica mais difícil. Por isso, uma opção igualmente saudável é consumi-las quente. Banana ou maçã aquecida com canela são opções saborosas e muito nutritivas. Abuse de sua imaginação para inventar novas preparações!

4. Não consegue escapar do fondue? Você pode deixa-lo mais light. Para o fondue salgado, utilize queijos mais magros, como ricota e queijo branco. O pão pode ser substituído por palitinhos de legumes, como cenoura. Já para a versão de chocolate, prefira as opções com maiores porcentagens de cacau. Nos dois casos, vale substituir o creme de leite tradicional pela versão light, que possui menor teor de gordura total, saturada e colesterol. Com essas substituições, você conseguirá reduzir as calorias dessa preparação, no entanto, continua sendo calórica. Por isso, moderação é a palavra chave.

5. O chocolate quente pode ser substituído por chás de ervas, que além de poucas calorias, existem diversos sabores para você escolher. Leite desnatado quentinho com uma pitada de canela também é uma opção muito saborosa! Você não abre mão do chocolate quente? Reduza as calorias substituindo o leite integral pela versão desnatada, e o achocolatado por cacau em pó.

6. No inverno, a incidência de gripes, resfriados e doenças respiratórias aumenta. A vitamina C, presente em frutas como acerola, laranja, kiwi, morango, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e estimula a produção de células de defesa do corpo. Por isso, inclua esses alimentos em seu cardápio e reforce sua imunidade!


Nessa estação, a vontade de ficar em casa, embaixo dos cobertores é grande. Mas, é importante vencer a preguiça e indisposição e buscar uma forma de ficar em movimento, gastando calorias e ainda, mantendo a temperatura corporal!

Afinal, a chave para ter uma vida mais saudável durante o ano inteiro é manter uma alimentação equilibrada, variada combinada com atividades físicas.


Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário