Erros frequentes na higiene do bebê


Seja pelo excesso de cuidados ou pela falta de experiência, muitas mães cometem pequenos deslizes na hora de fazer a higiene íntima do bebê. Para ajudar você a acertar e a deixar o pequeno mais confortável, o Atmosfera Feminina pediu à pediatra Josineide de Macedo Ramos, do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro, que listasse os erros mais comuns e como corrigi-los. Vale lembrar que, mesmo fazendo a limpeza do pequeno de forma adequada, ele ainda pode ter assaduras. “Essa irritação cutânea acontece por vários motivos, como quando a pele está mais sensível do que de costume, a imunidade baixa ou quando as fezes estão ácidas ou com cheiro forte devido à alimentação. Por isso, a mãe não deve sentir-se tão culpada pelo sofrimento do filho”, fala a especialista. 

É ERRADO trocar a fralda somente depois das mamadas Isso é comum para a maioria das mães, afinal, assim que o bebê se alimenta, ele suja a fralda novamente. 

O CORRETO É fazer a trocar antes, pois, quando a criança está com a barriga cheia, o simples ato de elevar as perninhas para retirar a fralda pode fazê-la regurgitar, especialmente se ela tiver refluxo. E, como o objetivo é manter o bebê o mais limpo e seco possível, é necessário trocá-lo sempre que ele fizer xixi ou coco, mesmo que você tenha acabado de fazer isso. 
 
É ERRADO utilizar lenço umedecido supercheiroso Muitas mães fazem isso por achar que a qualidade do produto tem a ver com a fragrância. Muito pelo contrário.

O CORRETO É escolher lencinhos com fragrância e textura suave, o que indica que há menos componentes químicos na formulação que poderiam favorecer o aparecimento de assaduras por aumentar a sensibilidade da pele. 

É ERRADO fazer a limpeza da menina vindo do bumbum em direção à vagina Os micro-organismos das fezes podem atingir os pequenos e grandes lábios causando infecção e irritação.

O CORRETO É limpar a região da frente, lembrando de higienizar as dobrinhas entre os pequenos e grandes lábios, e, depois, a de trás.

É ERRADO trocar a pomada por talco após a limpeza Apesar de parecer adequado para manter as dobrinhas das pernas secas, o talco pode abafar a pele e deixá-la irritada. Além disso, se inalado pelo bebê, pode levar à falta de ar.

O CORRETO É usar apenas pomada, de preferência hipoalergênica, sem perfume ou corante e à base das vitaminas A e D, que formam uma camada protetora contra substâncias presentes nas fezes e na urina o bebê, responsáveis pelas assaduras. 
 
É ERRADO achar que a fralda de pano é melhor e que as descartáveis causam assaduras É essa a impressão que algumas mães têm porque o tecido mostra que a criança está suja ou molhada imediatamente na hora em que ela faz xixi ou cocô, enquanto as descartáveis não, devido ao sistema absorvente.

O CORRETO É verificar a situação da fralda descartável a cada uma ou duas horas para saber se está na hora de trocá-la.

É ERRADO dar dois banhos mornos ou mais por dia Como a pele do bebê é fina e sensível, o excesso de banho pode causar irritação, ressecamento e diminuir a proteção contra bactérias.

O CORRETO É dar o primeiro banho usando sabonete hipoalergênico ou com pH abaixo de 6, que reduz o risco de alergia, e o segundo apenas com água, para não remover a oleosidade natural da pele da criança.
 
 
Fonte: Atmosfera Feminina

Nenhum comentário:

Postar um comentário