Truques para identificar uma mentira

 

Como reconhecer os sinais verbais e corporais de que a pessoa está mentindo

Dizem que a mentira tem pernas curtas e cedo ou tarde, acaba sendo alcançada pela verdade. Para o azar dos loroteiros, mesmo a melhor das farsas pode ser descoberta. É que os mentirosos costumam recorrer a truques comuns, que podem ser facilmente percebidos com a atenção um pouco mais apurada.
Não é preciso usar nenhum aparelho detector de mentiras e nem contratar um detetive ou especialista no assunto. Basta ficar de olho nas atitudes da pessoa e os pequenos detalhes acabam entregando uma grande mentira. Aprenda agora alguns truques para reconhecer os sinais de que a pessoa está mentindo.

Fique de olho nas palavras…

Quando questionada sobre o assunto falso, a pessoa precisa ganhar tempo para pensar e assim, se munir de novas mentiras.
Portanto, um comportamento comum neste tipo de situação é ficar repetindo a sua pergunta, fingir que não ouviu ou pedir para conversar depois.
Vale a pena prestar atenção também em possíveis contradições. Especialistas afirmam que os mentirosos, em geral, são pouco razoáveis e lógicos. Além disso, frequentemente dão a desculpa de que não conseguem se lembrar de algo, o famoso “branco de memória” ao ter que descrever novamente uma situação, por exemplo.
É aí que surgem as famosas desculpas ou explicações sem clareza alguma. A pessoa também tenta enfatizar repetidamente sobre a sua honestidade e integridade usando frases como “para falar a verdade” ou “para ser sincero” e usa declarações genéricas do tipo “eu jamais faria isso”.

Se a pessoa ainda parece nervosa, altera o tom de voz, cuidado, pois há grandes possibilidades de estar mentindo. Quem mente fica com as cordas vocais mais esticadas que o normal e para compensar, a pessoa tenta falar mais alto que de costume.

… E no corpo também

Com a mentira, o corpo fica em situação de estresse e é quase impossível evitar alguns gestos que acabam entregando tudo. O principal deles é a fuga do contato visual. O mentiroso tende a desviar o olhar enquanto conta a sua mentira e depois passa o olhar atentamente, na tentativa de observar se conseguiu enganar sua “vítima”.
Morder ou lamber os lábios também pode ser um forte indício de mentira. Além disso, reação à adrenalina, o mentiroso fica com a garganta e boca secas, sendo comum engasgar ou engolir seco. Cruzar e descruzar as pernas enquanto se está sentado, mudar frequentemente a posição dos braços ou inclinar o corpo são alguns dos sinais do corpo que demonstram a mentira. Erguer levemente um dos ombros é outro movimento que pode indicar que a pessoa não está dizendo a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário