Sou romântica e meu marido não. O que fazer?



Vou  descrever um pouco sobre o estado de ânimo romântico com o propósito de compreender as possibilidades de uma pessoa ser ou não romântica.
Considerando que ser romântico é estar em sintonia com as fantasias, o imaginário e com a criatividade em alta, pode-se dizer que todas as pessoas podem estar em algum momento de seus vidas mais ou menos românticas, no entanto o que influência este estado de ânimo são os históricos vividos pela pessoa na sua formação e no seu aprendizado com os relacionamentos, a princípio familiares o que  depende muito das atitudes que ele viu e acompanhou em casa, ou seja, como seu pai trata a sua mãe, e também dos relacionamentos afetivos que teve.

Isso significa que uma pessoa poderá ou não desenvolver o romantismo.
Quando pensamos em romantismo nas relações afetivas, nos recordamos dos amores impossiveis, de filmes e livros de romance cuja a trama de modo geral envolve jogo de conquista, sedução e o paradoxo entre o impossivel e a realidade.

É justamente entre estas caracteristicas que a pessoa romantica se encontra, o que lhe proporciona prazer e sensação de realização esta no imaginário, na sua criatividade e na fuga da realidade. O que por vezes exige sensibilidade, muito presente na maioria das mulheres de forma latente, presente nos homens mas na maioria não latente. Onde está então?
A questão é que as mulheres aprendem a desenvolver isso desde criança, brincamos de bonecas e eles de luta, carrinho entre outras coisas. Elas sonham com o casamento e com flores. Eles com os carros que desejam possuir.  Além de que para as mulheres a experiencia afetiva com o sexo oposto na infância é vivida nas entrelinhas do relacionamento com o pai, este por sua vez idealiza na filha a princesa, o simbolo da fragilidade e da sensibilidade que necessita ser protegida e mimada, bem exatamente neste ponto que o aspecto que damos o nome de homem romantico reside, pois a mulher após encontrar o seu parceiro, cria expectativas e simbolos afetivos semelhantes aos que viveu.

Cabe às mulheres ensinar para seus parceiros o que gostariam de receber e como acha que um relacionamento dever ser. A forma de fazer é tomando a iniciativa e trazendo para o relacionamento atitudes e situações que gostaria de vivenciar. Com o tempo os homens aprendem e adoram ter atitudes que vão nos deixar feliz.
Mas após tantos anos atendendo casais e observar que essa é uma queixa constante das mulheres em relação aos seus parceiros, me ative a perguntar o que realmente as mulheres querem, pelo seguinte fato, para as mulheres um homem romantico pode ser atencioso, carinhoso, gosta de ouvir e falar coisas bonitas, que faz surpresas e mimos, que manda flores e presentinhos,, lembra as datas importantes,   liga pra saber se a companheira esta bem e gosta de ficar abraçadinho depois do sexo,  é  sensível,  presta atenção na companheira, não é agressivo e se entrega à relação. Ele não tem vergonha de mostrar o seu lado feminino, nem seus sentimentos e fraquezas.   No entanto também nos atendimentos com casais observo as mulheres com a reclamações , que seu companheiro é pegajoso, quer atenção o tempo todo, é crítico e cobra o sexo frequentemente. Neste momento que me pergunto se as mulheres querem realmente um homem romântico, uma vez que se ele é romantico gosta de ser tratado com o mesmo romantismo que dá , é neste momento que o relacionamento entra em conflito, porque para o homem na sua maioria atenção, afeto e romantismo estão atrelados diretamente ao prazer sexual, mas o sexo para a maioria das mulheres é utilizado como moeda de troca, como algo sagrado, reservado e nem sempre há disposição de entrega, realizando cobranças das atitudes do parceiro, esperando ser seduzida para a troca afetiva, fazendo da falta de romantismo uma cobrança constante no relacionamento.

Deixar-se envolver pelo modo do outro e complementar com o próprio romantismo, ajuda a ajustar a intimidade do casal e proporcionará ao homem conhecer mais as coisas que sua companheira gosta, com o tempo ele vai fazer coisas surpreendentes, por compreender que o caminho para afetivadade e a intimidade do casal são as atitudes que fazem sua parceira sentir-se amada e importante,  e o melhor, porque ele quis.
Deste modo o que posso concluir é que uma pitada de romantismo aquece o relacionamento conjugal, mas não é o que mantêm o casal realizado e seguro , ma sim os cuidados que se tem para com o outro e com o relacionamento, é uma via de mão dupla que exige atenção e dedicação de ambos os parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário